Como fazer um cabo cruzado e um cabo direito

Como fazer um cabo cruzado e um cabo direito

Como Montar um Cabo de Rede

Os passos abaixo o ensinarão a montar cabos Ethernet Categoria 5. No nosso exemplo, faremos um cabo Categoria 5e, mas estas instruções servem para fazer qualquer tipo de cabo de rede.

 
 

Passos

  1. Se planeja colocar uma luva, faça-o antes de desencapar o fio e cerfitique-se de que a luva está do lado certo.Pegue a quantidade de fio necessária e acrescente mais um pouco, só para garantir.
  2. Remova a capa externa do cabo cuidadosamente, deixando cerca de 3 cm dos fios torcidos expostos. Tome cuidado para cortar apenas a capa externa, e não algum fio. Depois de remover esta capa, vão haver oito fios torcidos em 4 pares. Cada par tem um fio de cor sólida e um outro de cor branca, com uma listra colorida marcando seu par. Em alguns casos, você também encontrará um cordão branco.
  3. Inspecione os fios para ver se algum deles foi partido ao cortar a capa externa. Se algum deles estiver com o cobre exposto, corte todos os fios rente ao corte da capa e comece tudo de novo. Fios expostos causam linha cruzada, perda de desempenho ou simplesmente bloqueiam a conexão. É importante manter a capa de todos os fios internos intacta.
  4. Desenrole os pares, deixando-os alinhados e achatados entre seus dedos. O cordão branco pode ser cortado e jogado fora (veja a seção Avisos).
  5. Arrume os fios conforme a especificação que estiver seguindo.Existem dois métodos determinados pela TIA: 586A e 586B. O 586B é o mais comum para cabos de rede, usado amplamente por computadores e telefones digitais. É o padrão usado na demonstração deste artigo (para o 586A, precisamos de uma ordenação diferente; veja nas Dicas). Ponha os fios na seguinte ordem, da esquerda para direita:
    1. Branco/Laranja
    2. Laranja
    3. Branco/Verde
    4. Azul
    5. Branco/Azul
    6. Verde
    7. Branco/Marrom
    8. Marrom
  6. Pressione todos os fios de forma que fiquem paralelos entre o seu polegar e seu indicador. Verifique se a ordem das cores continua a mesma. Corte a capa de todos os fios alinhadas, de forma que elas fiquem a 12,5 mm da base da capa. Os cortes devem deixar os fios intactos e alinhados. Este passo é importante, pois fios tortos ou meio partidos não farão contato dentro do plugue e podem estragar todo o cabo.
  7. Mantenha os fios alinhados enquanto os põe dentro do plugue RJ-45 com a parte chata para cima. Se você estiver olhando para o conector de cima para baixo, o fio branco/laranja deverá estar à esquerda. Você pode ver se todos os fios entraram em seus lugares olhando para o conector de frente. Deve haver um fio em cada buraco, como visto na imagem ao lado. Você talvez precise forçar um pouco para empurrar os pares de fios no conector. Pelo menos 6 mm da capa do cabo devem entrar para dar firmeza ao cabo depois que o plugue for crimpado. Talvez você tenha que esticar a capa para conseguir fazer isto. Certifique-se mais uma vez de que os fios estão na ordem correta antes de crimpar o cabo.
  8. Ponha o plugue com os fios no alicate de crimpagem e aperte o cabo com firmeza. Você deverá ouvir um som bem característico enquanto faz isto. Depois de terminar, o cabo deverá voltar para a posição de aberto.
  9. Repita com o outro lado do cabo. O modo como vai prender o outro lado (586A ou 586B) depende de se você está fazendo um cabo comum ou um cabo cross-over (veja nas Dicas).
  10. Teste o cabo para garantir que ele está funcionando. Cabos incompletos e mal montados podem trazer muita dor de cabeça lá na frente. Com o advento do "Power-over-Ethernet" (eletricidade via ethernet), cabos mal presos podem danificar seriamente o equipamento. Você pode usar um testador de cabos para verificar esta informação com precisão. Se tiver um, teste a conectividade pino-a-pino.

 

 
 

Dicas

  • Uma das principais coisas a se observar na montagem de um cabo de rede é que os fios enrolados devem ficar juntos o máximo possível, contanto que eles ainda possam chegar à sua ponta oposta no RJ-45. Os fios são enrolados assim para dar boa conectividade e reduzir ao máximo a interferência. Não separe os pares mais do que precisa.
  • Para conectar dois componentes diferentes (um roteador e um PC), utiliza-se um cabo comum. Para conectar dois equipamentos iguais (como dois computadores), é necessário um cabo cross-over. A diferença é que no cabo comum, a ponta dos fios é igual no conector, mas o cabo cross tem um lado no modo 586A e o outro no 586B.[1]
  • A ordem do 586A é a seguinte, da esquerda para a direita: branco/verde, verde, branco/laranja, azul, branco/azul, laranja, branco/marrom, marrom.

    Image:Rj45568AB_955.gif

 

 
 
 

Avisos

  • Os cordões, se houverem, são muito resistentes. Não tente arrebentá-los; é melhor cortá-los.

 

 
 

Materiais Necessários

  • Alicate de crimpagem - esta é a ferramenta mais importante no processo. Se seu alicate não for bom, as conexões serão ruins. Alicates de baixa qualidade não vão conseguir fazer uma conexão firme entre os fios - a não ser que você faça muito esforço. Muitos alicates de alta qualidade também têm um fecho controlado por um roquete, para dar mais precisão.
  • Testador (opcional) - Apesar de não ser necessário, ter um bom testador de cabos pode evitar e resolver os problemas de configuração e instalação. A maioria dos testadores possuem duas caixas que passam sinais uma para a outra, acendendo LEDs do outro lado. Eles também podem mostrar o resultado do teste. Por que testar os cabos? Até mesmo cabos ligeiramente danificados podem causar intermitência do sinal, perda de pacotes e corrupção de dados.
  • Conectores RJ-45 (2 para cada cabo)
  • Cabo de rede - pode ser encontrado em lojas de computadores, lojas de material elétrico e home centers. Você pode conseguir um cabo categoria 5, 5e ou 6, dependendo do que precisa. Para comprimentos menores que 15m, use um cabo trançado; para mais de 15m, use um cabo sólido.
  • Revestimentos (opcionais, mas desejáveis). Também chamada de jacket. Protege o cabo a longo prazo e melhora a aparência do serviço.
  • Cortador de cabos

 

Emanuel Lopes, 16-02-2012