Montar um PC

Montar um PC

 Uma verdadeira lição sobre manutenção de computadores.


Tudo o que você precisa saber para tirar e instalar peças no computador pode ser encontrado aqui. Desde a abertura do gabinete até a familiarização com a BIOS. Confira o sumário abaixo e aproveite todas as dicas feitas para você.

 
Antes de começar
Reconhecendo os componentes Ferramentas necessárias Erros comuns durante a montagem Manuseando as peças
 
 
Instalando
Abrindo o gabinete Desmonte um computador Como instalar placa mãe Aplicando pasta térmica no processador Colocando o processador Troque a fonte padrão Como instalar uma ventoinha no gabinete Instalando memória e placa de vídeo Instalação do HD Aprenda a instalar uma unidade ótica Como instalar os fios do painel frontal
 
 
Hora da finalização
Sem fios soltos por aí Instalar os principais periféricos
 
 
Extras
Desmistificando a BIOS Aprenda a crimpar cabos de rede Como gastar menos e não ser enganado
 
Antes de começar a desmontar uma máquina, é preciso tomar alguns cuidados, como saber identificar corretamente todos os componentes internos do computador, saber quais ferramentas utilizar, como manusear as peças, etc.
 
 
Reconhecendo os componentes
Confira quais são os componentes presentes em um gabinete e saiba como retirar cada um deles. Sabendo reconhecer cada componente, erros comuns, como instalar o disco rígido no lugar da unidade ótica, podem ser evitados. (clique na imagem para ampliar)
 
 
  
Ferramentas necessárias
É preciso ter algumas ferramentas básicas para começar a desmontar um computador. Confira quais são os tipo de chave de fenda necessários, bem como os parafusos corretos e itens que ajudarão a proteger as placas e componentes da máquina. Não se esqueça de ver também quais os cabos e placas indispensáveis na montagem de um computador.
 
 
 
Erros comuns durante a montagem
É óbvio que não nascemos sabendo tudo, por isso é muito comum que pequenos erros ocorram durante a montagem de um computador. O problema é que descuidos inocentes às vezes podem estragar e inutilizar placas, processadores, etc. Por isso não deixe de conferir como deve ser o ambiente para a montagem e manutenção de um computador e também a maneira correta de conectar os cabos e placas.
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Manuseando as peças
As peças de um computador são muito sensíveis e saber manuseá-las é muito importante. Quanto menos contato houver entre seus dedos e os contatos de um componente eletrônico, melhor. Aprenda como pegar corretamente as peças e não corra mais o risco de perder um componente caro simplesmente por não segurá-lo da maneira correta.
 
  
Agora que você já sabe como manusear os componentes e também já providenciou as ferramentas necessárias, é hora de colocar a mão na massa.
 
Abrindo o gabinete
Independente se você vai fazer uma manutenção do PC ou se vai instalar um novo componente, a primeira coisa a se fazer é abrir o gabinete. Encontre todas as informações necessárias para realização desta tarefa.
 
 
  Desmonte um computador
Caso você esteja fazendo manutenção em uma máquina, pode ser preciso retirar alguns componentes. Por isso, não deixe de dar uma olhada na descrição completa e detalhada de como realizar esta tarefa.
 
 
 
 Como instalar a placa mãe
Um dos componentes mais importantes para o funcionamento do computador é a placa mãe. Justamente por isso é o primeiro componente que deve ser instalado. Confira todos os passos, em detalhes, de como fazer esta tarefa que, apesar de simples, exige um pouco de atenção do usuário.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Aplicando pasta térmica no processador
A pasta térmica, apesar de pouco comentada, é de extrema importância para o bom funcionamento de um computador. Sua principal função é aumentar a aderência entre o processador e o cooler para que assim o processador seja refrigerado de modo mais eficiente. Seguindo as dicas corretamente, você pode ficar frio e aplicar a pasta térmica sem medo.
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Colocando o processador
Depois que a pasta térmica foi aplicada corretamente, é hora de instalar o processador no lugar destinado a ele na placa mãe. Não é uma tarefa difícil, é verdade, mas exige um pouco de atenção por parte do usuário justamente pelo fato de o processador já conter pasta térmica em sua superfície. Mas é só seguir todos os passos corretamente que não há com o que se preocupar.
 
 
 
Troque a fonte padrão
Sem uma boa fonte não há computador que aguente muito tempo. Esta é uma peça indispensável para o seu computador, pois será através dela que a energia chegará a todos os seus componentes. Este processo é mais trabalhoso do que difícil, como você irá perceber, mas é sempre importante ficar atento às dicas e sempre prestar atenção no que está sendo feito.
 
 
 Como instalar a ventoinha no computador
Um computador sem ventilação é uma bomba relógio, e pode explodir a qualquer momento. Exageros à parte, é muito importante instalar corretamente o cooler (também chamado ventoinha) no computador, pois é ele quem garante a circulação de ar dentro do gabinete e também quem praticamente anula a probabilidade de seu processador queimar com o calor dissipado pelos componentes da máquina. Confira todos os passos para a realização desta tarefa e veja como é simples.
  
Instalando memória e placa de vídeo
A tão comentada memória! Veja, passo a passo, como colocar para funcionar esta peça tão importante. Para aqueles que possuem uma placa de vídeo externa (sem ser a onboard), é possível encontrar também diversas dicas de instalação para esta peça tão cobiçada por diversos usuários, principalmente os gamers.
 
 
 
 Instalação do HD
O que seria de um computador sem disco rígido? Hoje em dia, quase nada. Por isso, aprenda diversos macetes que facilitam, e muito, a instalação deste importantíssimo componente para os computadores. Saiba dos cuidados necessários e de alguns detalhes que são de suma importância durante o processo. O artigo possui dicas e passo a passo tanto para HDs SATA quanto IDE.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Aprenda a instalar uma unidade ótica
Unidade ótica nada mais é do que um gravador de CD, DVD ou Blu-ray. O processo de instalação é bem rápido e não exige muitos conhecimentos, contudo, um pouco de atenção é sempre importante, mesmo seguindo um passo a passo detalhado como o encontrado nesse artigo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Como instalar os fios do painel frontal
Os fios do painel frontal nem sempre são padronizados e apenas os fios básicos costumam estar identificados na placa mãe. Além das preciosas dicas sobre a conexão destes fios que você encontra neste artigo, é sempre bom ter o manual da placa mãe por perto. Caso surja alguma dúvida específica da placa, é mais fácil para você encontrar a solução.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quase terminando! Agora só faltam alguns pequenos detalhes para que você possa usar seu computador e aproveitar tudo o que ele tem para oferecer.
 
Sem fios soltos por aí
Depois que tudo estiver devidamente instalado, você vai notar que não ficou muito organizado. Sim, isso é normal, afinal são vários fios e cabos passando por todos os lados. O que você não pode fazer é fechar o gabinete e fazer de conta que não está vendo a bagunça, pois isso pode prejudicar, e muito, a ventilação dos componentes. É bem fácil unir e arrumar os fios, basta ter um pouco de paciência.
 
 
 
 Instalar os principais periféricos
Internamente, tudo instalado!  Excelente! Mas e agora, como conectar teclado, monitor, mouse, etc.?  Isto é bem simples, mas para ter certeza de que você está fazendo corretamente, não deixe de conferir as dicas apresentadas no artigo sobre instalação de componentes. A instalação das peças e componentes está finalizada, agora é só ligar o computador e fazer as configurações necessárias.
 
 
 
  
Quem tal algumas dicas extras? Aprenda a mexer na BIOS sem medo e também como criar seu próprio cabo de rede.
 
Desmistificando a BIOS
Depois de instalar tudo e iniciar o computador, talvez você precise acessar a BIOS a fim de configurar algum componente. Calma, não precisa se assustar. Apesar de muitos falarem, a BIOS não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Conhecendo todos os itens presentes neste software de inicialização, e sabendo como alterá-los de maneira correta, você não terá com o que se preocupar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Aprenda a crimpar cabos de rede
Um computador sem Internet não é a mesma coisa. Ao invés de comprar os cabos para montar sua rede local, aprenda a crimpar (montar) os seus próprios. É fácil e bem rápido. Apesar de ser necessário comprar um alicate especial para isto, você tem a comodidade de poder consertar qualquer cabo que apresente defeito futuramente.
Você pode conferir mais dicas sobre rede acessando outros artigos do Dica Informática, como: Como compartilhar arquivos na rede, Como compartilhar sua impressora na rede, Como compartilhar internet banda larga e Possíveis problemas que podem ocorrer na rede de sua casa.
 
 
  Como gastar menos e não ser enganado
Para saber o que precisa ser arrumado no computador é necessário, antes, saber o que há de errado com ele. A maioria dos usuários mais leigos, no quesito hardware, já foi enganada pelo menos uma vez por técnicos cheios de má fé e assistências técnicas aproveitadoras. Para que isto não aconteça com você, aprenda como diagnosticar alguns problemas básicos no computador e, quando for o caso, você mesmo pode arrumar. Senão, pelo menos saberá se algum técnico tentar enrolar você.
 
Acabou?! É claro que não. Novas tecnologias surgem a cada dia, tanto em softwares como em hardwares. Ainda assim, é de extrema importância saber como instalar as peças disponíveis atualmente. Quando os novos componentes estiverem no mercado, você já sabe como funciona, e não terá maiores dificuldades.
Caso você esteja montando um computador, ou precisou trocar o HD, não deixe de conferir o Kit Básico de programas essenciais para o seu computador. Agora é com você, usuários. Contamos com a participação de cada um, comentando e divulgando este artigo. Afinal, o conhecimento só é completo quando passado adiante.
 
 
 
 
David Leitão, 27-02-2012